quinta-feira, 15 de abril de 2021

Vestígios de uma ideia...

 


Após o cancelamento de Henry's Adventures, em 2018, eu cheguei mesmo a pensar que não voltaria a trabalhar com aquele enredo em outro jogo de RPG. Henry's Adventures era um projeto grande demais e, ainda que desenvolvido da maneira mais "enxuta" possível, demandava muito trabalho, muitas horas disponíveis e, sobretudo, muita persistência e disciplina para ser levado a cabo.

Minha falta de disciplina na época fez o projeto penar, sofrendo grandes pausas em sua produção a partir de 2015. Dali em diante, Henry's Adventures literalmente quase não saiu do lugar - para se ter uma ideia disso, a última quest do jogo levou dois anos para ficar pronta. Das últimas atualizações, feitas em meados de 2017, saiu a última versão de Henry's Adventures, que se encontra disponível para download.

É verdade que, se por um lado, faltava disciplina e entusiasmo da minha parte, por outro lado havia uma justificativa sólida para o cancelamento do projeto: Os muitos defeitos do enredo que eu havia começado a detectar. Como eu escrevi a história do jogo atual quando tinha apenas treze anos, era natural que essas falhas existissem, e mais natural ainda que eu quisesse corrigi-las, mas como o projeto já estava avançado demais, isso só poderia ser feito com um reboot (ou remake).

E então eu voltava ao problema inicial: Era um projeto grande demais. Se eu não tive condições de terminá-lo na década passada, quando dispunha de muito mais tempo livre, como conseguiria reiniciá-lo agora? Em quanto tempo iria conclui-lo - se é que iria conclui-lo?

Para a última pergunta, é verdade, não tenho respostas. Mas para a primeira, sim: Após o relançamento do jogo em março, decidi retomar a produção de Henry's Adventures. Isto não aconteceu por acaso, e a ideia de refazer o jogo agora também foi embasada no argumento de que o projeto é grande demais - e que se eu fosse esperar demais para recomeçá-lo, correria o risco de nunca o fazer. Mas, mais do que isso, decidi reiniciar o projeto porque, pouco depois de relançar Henry's Adventures, consegui encontrar a ideia perfeita para o enredo e assim fechar todos os buracos que o enredo do jogo anterior tinha. Desse aprofundamento da ideia inicial, surgiu o projeto Vestígio - a versão final e definitiva de Henry's Adventures.

Embora muita cosia tenha mudado, essencialmente, o roteiro é o mesmo. Os personagens são os mesmos, salvas algumas alterações na personalidade e comportamento de alguns deles (embora a dupla principal do jogo, Henry e Darnier, tenha permanecido intacta), e o gameplay seguirá uma direção parecida a do jogo anterior. O projeto foi expandido, muitas coisas que se encontravam sem explicação na versão anterior do roteiro estão perfeitamente explicadas na atual e, num geral, a atmosfera do jogo está bem mais envolvente.

Iniciei a produção de Vestígio, oficialmente, em 14 de março de 2021 - há um mês, portanto - e pretendo trazer atualizações regulares sobre a produção do jogo aqui no blog. Fiquem ligados, porque ainda vem mais coisa boa por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário