quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Melissa e uma ideia às avessas


Melissa - Uma aventura às avessas é uma ideia de projeto que surgiu em meados de 2016. Na época, eu estava passando por um período sem computador, mas ansiava por voltar a trabalhar em algum projeto - ainda mais considerando que eu estava bem sem motivação para mexer no Henry's Adventures, o "carro-chefe" dos meus projetos.

Me lembro precisamente de quando a ideia do Melissa surgiu. Eu havia acabado de sair de um ensaio de uma peça que estava fazendo na época e me sentei num banco próximo a sala, esperando o tempo passar. Nisso, comecei a pensar em uma história muito doida, onde tudo era ao contrário: A princesa se unia ao dragão para derrotar o herói que queria controlar o mundo.

Gostei da ideia e peguei o caderno para anotá-la. Fiz um breve resumo de como eram os personagens nos quais havia pensado e, aos poucos, toda a ideia de como seria o projeto começava a surgir. A princípio, eu pensei em fazer um jogo bem bonitinho esteticamente falando, com uma história cômica, porém sem teor reflexivo; uma comédia crua, por assim dizer. Porém, como eu estava sem computador, a ideia ficou arquivada no meu caderno durante um longo tempo, sem que eu pudesse pô-la em prática.

Em abril desse ano, contudo, os rumos desse projeto começariam a mudar. Eu estava entediado e cansado de mexer apenas no Henry's Adventures e decidi iniciar um projeto bobo, descontraído, que eu nem tinha pretensões de divulgar. Rapidamente, a primeira ideia que me veio à cabeça foi a de Melissa.

Fui atrás do rascunho da história no meu caderno e, após pensar um pouco, decidi ignorar a ideia de fazer um jogo bonitinho e bem trabalhado e fazer apenas um projeto pequeno para me distrair usando aquela ideia. E assim foi. Entre abril e julho de 2017, trabalhei com certo afinco no "projeto piloto" do Melissa. Até que a preguiça atacou novamente, voltei a procrastinar e... Parei de mexer no projeto.

Esse hiato duraria apenas dois meses, pois em setembro, voltei a ler meus rascunhos do projeto e comecei a perceber que, sim, era uma ideia que tinha futuro, só precisava ser bem trabalhada. Como na época eu estava estudando sobre algumas doutrinas filosóficas, estava pensando em como poderia criar uma história tendo como base a dualidade da natureza humana, os dois lados de uma mesma moeda, sendo diretamente afetados por influenciadores externos, que representam, cada qual, uma ideia, uma expressão, um sentimento.

Tendo tudo isso em mente, cheguei à conclusão de que não havia projeto melhor para abordar esse tema do que Melissa, até pelo teor crítico que possui e pelo escárnio que faz, sem pestanejar, com a natureza e as contradições humanas. Enfim... Coisas que você, que está lendo, só vai descobrir quando jogar e ter contato com o universo do jogo.

Decidi então recomeçar o projeto e voltei a considerar dar a ele uma cara bonitinha. Estou desde setembro trabalhando em Melissa e estou empenhado. Espero poder concluir o jogo em breve, mas antes que isso aconteça, possivelmente já haverá alguma versão beta disponível.






2 comentários: